quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A BRAVURA está de volta

Um carro moderno, repleto de tecnologia, com excelente nível de conforto, segurança e performance. Fabricado no Brasil, o novo Fiat Bravo tem atributos de sobra para ser um forte concorrente no prestigioso segmento de hatchbacks médios. E chega para consolidar a reputação de inovação da Fiat, provando que a evolução não conhece limites.

E a evolução é mesmo a marca dele. O Fiat Bravo chega para agradar o mais exigente consumidor: design diferenciado; tecnologia de última geração, com equipamentos que o tornam realmente completo; generoso espaço interno com muita sofisticação; além de esportividade, com sua mecânica apurada e de alto desempenho.

Um automóvel propriamente belo. Sem dúvida, o design é um dos pontos fortes do Fiat Bravo. Suas linhas agressivas e dinâmicas - inspiradas em parte no design dos veículos de Gran Turismo - levam a esportividade juntamente com o consagrado desenho italiano, mas mantendo o novo family feeling dos modelos da Fiat.

O Fiat Bravo chega com duas potentes motorizações — a nacional 1.8 16V E.torQ com câmbio mecânico ou Dualogic, e a importada 1.4 T-Jet com câmbio de 6 marchas — e três versões de acabamento — Essence, Absolute e T-Jet — muito bem equipadas.

O Fiat Bravo, por exemplo, pode ser equipado com até sete airbags — dois frontais, dois laterais dianteiros, dois para a proteção das cabeças dos ocupantes, além de um para a proteção dos joelhos do motorista. Com direção elétrica Dual Drive®, ele chega com tecnologia de ponta como faróis de neblina com sistema cornering, Rádio NAV™, faróis de Xenon, sensor de estacionamento dianteiro, espelhos retrovisores externos rebatíveis e um novo teto solar Skydome.

Assim, dirigi-lo torna-se uma experiência extremamente prazerosa, ainda mais porque internamente ele tem ótimo espaço – para acomodar cinco pessoas comodamente –, bom porta-malas e um nível de acabamento primoroso em todas as versões.

Com este importante lançamento, a Fiat Automóveis busca causar forte impacto no segmento dos hatchbacks médios e aumentar sua participação neste segmento.






DESIGN

Agressivo, chamativo, elegante, moderno. As linhas do Fiat Bravo refletem as vertentes mais atuais do consagrado design italiano, com uma marcante personalidade própria mas mantendo o novo family feeling dos modelos da marca.

Isso fica nítido na dianteira, baseada no desenho dos veículos de Gran Turismo mas com a essência italiana em sua alma, com seu capô afilado, grade estreita e sofisticada, tomada de ar inferior, faróis polielípticos em forma de gota e pára-brisa inclinado. Os diferentes planos são quebrados por ranhuras, mas se complementam com harmonia, em perfeito balanço uns com os outros, transmitindo uma impressão de força e imediatamente deixando claro que o modelo só poderia ser membro da família Fiat.

As formas são aerodinâmicas e inclinadas, e a linha de cintura alta representa a continuidade estilística entre os faróis e a traseira do veículo: tudo parece “correr” para trás, como se ele estivesse em constante movimento. O teto curvo termina abruptamente, mas sua linha renasce no vidro posterior até ser absorvida pela cintura. O mesmo surpreendente efeito foi obtido com a curvatura interna das janelas: ela é interrompida pela coluna traseira para, em seguida, retomar seu curso na borda inferior do vidro traseiro.

Olhando o Fiat Bravo por trás, a linha lateral curva do vidro cria um interessante balanço com o contorno das lanternas, totalmente curvas exceto pela face externa, que se insere na traseira diagonalmente. Os planos do posterior do carro são limpos e curvos, com o pára-choque embutido.

As soluções estilísticas encontradas para definir as linhas do Fiat Bravo resultaram não apenas em um belo automóvel, como também criaram um habitáculo espaçoso e arejado, mostrando que, para o Centro Estilo Fiat, forma e função caminham juntos. A altura do veículo, por exemplo, satisfaz tanto às necessidades estéticas quanto às de espaço interno, oferecendo também fácil acesso a todos os ocupantes.

Tudo no interior do carro foi planejado para tornar especial a experiência de conviver com ele. Materiais, texturas, formas, estampas e qualidade de acabamento criam um ambiente requintado e ao mesmo tempo prático. Destaque para o conforto acústico, que recebeu atenção especial para minimizar ruídos e vibrações transmitidos pelo piso e pelo conjunto motor e câmbio. Contribuem, ainda, as técnicas adotadas e a alta qualidade dos materiais empregados no acabamento interno, no qual os encaixes entre diferentes componentes não produzem rangidos ou ruídos desagradáveis.

Os bancos possuem uma espuma adequada para absorver vibrações. Mas o conforto deles não acaba aí: suportes lombares combatem a fadiga, e a estrutura dos encostos foi dimensionada a fim de assegurar a máxima segurança aos ocupantes.

Todos possuem estrutura “anti-submarining”. Na traseira, o banco do Fiat Bravo conta com três cintos de segurança de três pontos, com enrolador, e três encostos para cabeça reguláveis. Assento e encosto são rebatíveis em 40/60, permitindo várias combinações para ampliar o espaço para carga até 1.175 litros (sem rebatimento, o porta-malas é de 400 litros, um excelente espaço para o segmento).

O banco do motorista tem regulagem longitudinal que possibilita 22 ajustes. A guia tem inclinação de 3 graus e, ao levar o banco para a frente, ele também levanta levemente. A regulagem de inclinação do encosto, por sua vez, é contínua. Em conjunto com a regulagem de altura e distância do volante, os ajustes do banco permitem aos motoristas de qualquer estatura encontrar a posição de dirigir ideal.

Para o motorista, vale a comodidade, o fácil acesso aos instrumentos e mostradores, uma posição de dirigir perfeita, visibilidade total. O console, por exemplo, é driver-oriented, ou seja, voltado para o motorista, de tal forma que ele não precisa desviar os olhos do trânsito para encontrar o que quer.

O painel de instrumentos tem os medidores com iluminação âmbar – mais suave aos olhos no escuro – varia conforme a versão de acabamento, por exemplo, na versão T-Jet ele é equipado com o quadro de instrumentos DOT MATRIX na presença ou do Blue&Me™ NAV ou Rádio NAV™. O painel é completo, com velocímetro, conta-giros, indicador de nível do tanque de combustível e de temperatura da água. Os hodômetros total e parcial, data e hora e indicador de temperatura externa são exibidos em um display digital no centro do painel.

Vários portas-objetos ampliam a praticidade e a comodidade, como os presentes nas portas e na parte central. O vasto porta-luvas é iluminado. Também pode ser equipado com apoio para braço dianteiro, o que leva à organização e ao conforto, pois embute um compartimento refrigerado para latas e garrafas.












Nenhum comentário:

Postar um comentário