quinta-feira, 13 de agosto de 2009

GM promete carro híbrido com consumo de 98 km por litro






A General Motors anunciou ontem que seu novo carro híbrido, o Chevrolet Volt, com baterias recarregáveis, poderá fazer 98 quilómetros por litro de gasolina na cidade, quatro vezes mais do que o híbrido - que funciona com eletricidade e gasolina - mais vendido atualmente, o Toyota Prius. O Volt utiliza um motor elétrico e um grupo de baterias com autonomia de 65 quilômetros.

Depois disso, um pequeno motor de combustão interna é accionado para gerar eletricidade, e o carro pode chegar a fazer 480 quilómetros antes de as baterias serem recarregadas, numa tomada padrão.

A GM chegou aos 370 quilômetros por galão de gasolina (o que equivale a 98 quilômetros por litro)durante testes em que adotou as diretrizes da Agência de Proteção Ambiental (EPA) para calcular a quilometragem de veículos movidos a eletricidade, disse Tony Posawatz, diretor da linha de produção do Volt. A montadora já produziu cerca de 30 modelos Volt até agora e está fabricando 10 por semana, disse o presidente executivo da empresa, Fritz Henderson, na apresentação do veículo no centro técnico da companhia em Warren, subúrbio de Detroit.

Segundo Henderson, para carregar o Volt serão necessários apenas quarenta centavos de dólar por dia. "O selo da EPA pode e deverá mudar o jogo em nosso favor", disse ele. A agência cola nos carros adesivos indicando o consumo de combustível e, se confirmados os números anunciados pela GM, o Volt será o híbrido mais econômico do mundo.

Muitas montadoras estão trabalhando com projetos similares, mas a GM poderá se tornar a líder no segmento com o Volt, que deve ser comercializado em 2010. O Prius da Toyota, o carro mais econômico vendido hoje nos Estados Unidos, faz 20 quilômetros por litro de gasolina. É um híbrido movido a eletricidade e gasolina que utiliza um pequeno motor de combustão interna, auxiliado por um motor elétrico a bateria para economizar gasolina.

A primeira geração do Volt deve custar US$ 40 mil, um valor proibitivo para muita gente, mesmo se a gasolina voltar a quatro dólares o galão. O preço deverá cair para as próximas gerações do carro, mas, segundo a GM, os créditos fiscais do governo americano e a economia de combustível vão torná-lo um carro econômico.

"Somos um pouco cautelosos quanto a previsões sobre os preços do combustível", disse Posawatz. "Chegamos a este dado e, se o preço do combustível subir, com certeza o carro ficará ainda mais atraente, mesmo na geração mais próxima", disse.

No caso do Volt, a quilometragem na estrada, e na cidade e estrada combinadas, não foi calculada ainda. Mas deve alcançar bons números também, disse Posawatz. O número de quilômetros por litro, porém, tanto na estrada, como na estrada e na cidade combinadas, será bem menor do que na cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário